Lâmpadas não falam

Um cego vivia a beira da rua, pedindo esmolas, jogado, excluído pela sociedade e totalmente sem esperança. A sua vida era escura em todos os sentidos. Apesar da deficiência visual, também se encontrava em absoluta escuridão interior. Certo dia, um homem e seus amigos passaram pelo lugar que o cego vivia. Naquele dia, o brilho de um olhar rompeu com a escuridão desse homem que nunca tinha contemplado a luz. 

Bastou um encontro, uma conversa para que o milagre acontecesse. Isso mesmo, um milagre. Naquela época era raro acontecer esse tipo de milagre, assim como nos dias de hoje. (João 9:32)

Aquele homem foi transformado ao se encontrar com a luz. A fé foi fundamental para aquela cura visual, que por sinal não era o mais importante. Também incomodou muita gente que enxergava mas vivia na escuridão. Alguns homens ficaram incomodados pelo milagre realizado.

Jesus, com o brilho no olhar, trouxe tudo que aquele homem mais queria: encontrar com a luz. Jesus não apenas curou um cego, ele o inseriu na sociedade. Aquele cego teve sua vida transformada em todos os sentidos. Ele foi resgatado e salvo da escuridão de seus pecados. Passou a ser respeitado como um homem e teve a sua dignidade perante a sociedade.

O que mais me impressiona nessa historia que encontramos em João 9 não é a cura e sim a revolução que Jesus fez. Jesus mudou o mundo de uma pessoa e fez isso no sábado, dia que era proibido realizar qualquer tipo de atividades do tipo. (João 9:16)

A cura física nem sempre vai acontecer, mas Jesus nunca vai deixar de fazer o maior milagre: Resgatar vidas da escuridão e trazer para sua maravilhosa luz.  Por onde Jesus passa, existe mudanças. Por onde Jesus passa a luz espanta a escuridão. Por onde Jesus passa, a dignidade é restaurada. Jesus passou na vida daquele homem e tudo se fez novo.

O próprio Jesus também nos diz em João 14:12 que tudo o que Ele fez, nós também podemos fazer:  "Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai."João 14:12

Diante de tudo isso, vemos que existem pessoas cegas, mendigando, vagando, excluídas, em imensa escuridão, dentro de mansões ou a beira do caminho. Pessoas que ainda não tiveram um encontro com a verdadeira luz e tem a vida totalmente apagada e vazia.

O que me incomoda é que nos preocupamos com o discurso e fazemos muito barulho em vão. Charles Haddon Spurgeon um grande pregador do século XIX, conhecido como O Príncipe dos Pregadores. Em suas pregações, costumava dizer que "...as lâmpadas não falam, apenas brilham; que o farol, embora não faça ruído de tambores, de muito longe permite ao marinheiro contemplar a luz amiga."

Jesus é a luz do  mundo. Nós temos a luz que o mundo precisa. Precisamos iluminar o mundo, mesmo que seja o mundo uma pessoa. Somos chamados para iluminar o mundo inserindo as pessoas na sociedade, restaurar sua dignidade e libertar cada um que vive na escuridão. Não somos chamados para o barulho e sim para brilhar com a luz que habita em nós.  Por isso, sejamos luz, falemos menos, brilhemos mais. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi