O dia que eu levei uma SURRA!


Três da manhã e aos jorros, as lágrimas caem:
-”Por quê? Porque dói tanto? Porque eles? Porque não eu? Não quero mais, por favor, faça parar!”
“Ó suprema fugacidade, ó suprema fugacidade! Tudo é fugas! Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?”
-”Mas porque eles?? Porque assim? Não quero mais. Não é justo. Quero ficar aqui. Só. Aqui.”
“Geração vai, geração vem, e a terra permanece sempre a mesma. O sol se levanta, o sol se põe, voltando depressa para o lugar de onde novamente levantará. O vento sopra para o sul, depois gira para o norte e, girando e girando, vaidando as suas voltas. Todos os rios correm até o mar, e o mar nunca transborda. (…) Debaixo do sol não há nenhuma novidade.”
-”Não…não!! Dói muito. A falta dói. Não consigo mais ser feliz. Não sou feliz, nem alegre. Quero ficar só aqui. Só. Porque tem que ser assim? Porque sofrem?”
-”Debaixo do céu há momento para tudo…”
-”É injusto!”
-”…o justo e o injusto estão debaixo do julgamento de Deus, pois existe um tempo para cada coisa e um julgamento para cada ação.”
-”Sofro tanto. Tanto. O tempo todo. Não tenho sossego. Ele sofrendo me faz sofrer. Eu escondo. Mas é máscara. Eu sofro. E o outro se foi. Estou só. Como odeio isso. Não aguento mais.”
Apesar de tudo, vale a pena viver
-”O homem não conhece nem sequer o amor e o ódio, embora isso tudo se desenvolva diante dele. Todos têm o mesmo destino. Enquanto alguém está vivo, ainda há esperança, porque é melhor um cão vivo que um leão morto. Os vivos estão sabendo que devem morrer, mas os mortos não sabem nada, nem terão recompensa, por que a lembrança deles cairá no esquecimento. Seu amor, seu ódio e ciúme se acabam, e eles nunca mais participarão de nada que se faz debaixo do sol. Portanto, vá, coma o seu pão com alegria e beba o seu vinho com satisfação, porque com isso Deus já foi bondoso para com você.
(…)
Goze a vida com a esposa que você ama, durante todos os dias da vida fugaz que Deus lhe concede debaixo do sol. Essa é a porção que lhe cabe na vida e no trabalho com que você se afadiga debaixo do sol.
Tudo o que você puder fazer, faça-o enquanto tem forças, porque no mundo dos mortos, para onde você vai, não existe ação, nem pensamento, nem ciência, nem sabedoria.
(…)
Doce é a luz, e agradável para os olhos ver o sol. Se o homem viver por muitos anos, procure desfrutar de todos eles; mas lembre-se dos dias sombrios, que serão muitos, pois tudo o que acontece é fugaz.
Jovem…alegre-se na sua juventude e seja feliz nos dias da mocidade. Siga os impulsos do seu coração e os desejos dos olhos. Contudo, saiba que Deus vai pedir contas a você de todas essas coisas. Expulse a melancolia do seu coração e afaste do seu corpo a dor, porque a juventude e os cabelos negros são fugazes.”
…e foi mais ou menos assim que levei uma surra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi