O santinho, certinho, quietinho!


“Santo? Eu?” Talvez ao ler o título tenha pensado isso. Se não pensou, ou principalmente se pensou, desafio você jovem, a continuar lendo este texto até o fim.
O que é ser santo para você? Se passou na sua cabeça a imagem de uma pessoa “quietinha”, que não incomoda ninguém, que faz tudo “certinho” ou daquele “jovem santinho” que conhece, pode esquecer tudo isso. É exatamente o contrário!
“Hein? Como assim?”
Só mais duas perguntas antes de explicar: o que é ser jovem para você? Já pensou o que isso muda na sua vida?
Ser jovem é não ter medo de se entregar aos sonhos, é ser alegre, é encarar desafios que aparecem na vida. É justamente na juventude que nós vivemos momentos de muita confusão e ao mesmo tempo temos que fazer as escolhas certas. Temos que decidir a nossa profissão, estudar muito, lidar com as emoções do coração e aprender com nossos erros. Queremos tomar as NOSSAS escolhas e ao mesmo tempo devemos obedecer aos nossos pais.
Até agora só falamos em enfrentar os desafios e em buscar os sonhos. Como? O que nós jovens temos que buscar, como buscar e onde buscar?
Na nossa vida muitos desafios nos são colocados. Somos desafiados a ser o jovem mais atraente, mais popular, mais “sexy”, mais moderno, mais inteligente. Ou então aparecem desafios como o de experimentar drogas, “catar” o máximo de garotas ou garotos, “beber, cair e levantar”, “namorar pelado”, etc.
Muito provavelmente você já deve ter se deparado com alguns desses desafios. Se aceitou algum deles, deve ter ficado alegre momentaneamente. E como foi depois? Se gostou, provavelmente buscou mais e mais. Mas quando ficou sozinho, talvez teve a sensação de que ainda faltasse algo que o satisfizesse completamente, não é?
Sabe o que acontece, jovem? A sociedade só diz que temos que ser jovem e esquece da outra parte essencial: SANTO!
É por isso que hoje vemos muitos jovens que sorriem, mas na verdade vivem um vazio enorme por dentro. Jovens carentes, inseguros, que não conseguem livrar-se de vícios. Jovens que mudam constantemente sua aparência e sempre “enjoam” dela, jovens que não se aceitam como são. Jovens que não sonham seus próprios sonhos.
Se você quer ser um jovem verdadeiramente feliz, aceite esse desafio: seja um jovem santo! Quer saber o que isso significa? Jovem santo é saber que sua felicidade está em Deus e só n’Ele sua alma é completamente feliz. Que você não precisa buscar ser o melhor em nada, porque Deus ama você desta forma, com esse corpo, esse cabelo, esses olhos, com sua personalidade e até com seus defeitos. Ser um jovem santo é viver por amor, ou seja, ser companheiro de seus amigos, divertir-se com eles sem precisar se drogar, “ficar”. Ser jovem santo é amar e respeitar seus pais e irmãos, é estudar de verdade para ser um bom profissional, é buscar viver na pureza e na santidade, é querer o bem de seu namorado ou sua namorada. Ser jovem santo é ser sincero consigo mesmo, assumir suas fraquezas e limitações e buscar a vontade do Pai, aquele que te conhece profundamente e é apaixonado por você!
Querido jovem, é com muita alegria que te faço esse convite e desejo de todo o meu coração que aceite esse belo desafio. Eu também sou jovem e sei como é difícil essa escolha, mas posso garantir que é possível. Já vi muitos jovens se lamentarem por perderem tempo vivendo somente o JOVEM, mas nunca vi nenhum se arrepender por escolher viver além disso, viver também o SANTO.
Não seja “santinho”, “certinho”e “quietinho”. Seja um jovem santo, que não aceita viver na superficialidade, que não tem medo de assumir suas fraquezas e limitações e que busca a vontade de Deus por inteiro. Se você não teve coragem até hoje de viver essa profundidade da sua juventude: demorou! Busque ajuda de outros jovens “loucos” que vivem essa liberdade verdadeira.

Camila Zaponi

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi