Você já contou uma piada pra Deus?



Está bem, pode parar de ficar tentando lembrar, é muito provável que não. Acho que eu também nunca contei, mas sei que já ri muito com Deus (e Ele comigo).

Afinal, quem você acha que inventou o humor? Sabe aquele amigo seu que sempre tem algo engraçado pra dizer? Pois é, foi Deus quem inventou ele. Acho que ele deve ser porque Ele gosta de nos ver sorrindo. E particularmente acho que Ele deve gostar muito de mim, porque o tempo todo eu fico com um sorrisão de orelha a orelha estampado no rosto. Eu brinco até quando estou chorando. E não estou exagerando.


Não sei quanto a você, mas eu sempre tive a imagem de um Deus sério. O cuidado na hora da oração era certeiro, bem como os eloqüentes elogios antes de dizer qualquer outra palavra. Na verdade era bem difícil orar, talvez por isso eu não orasse muito. “Altíssimo e amado Deus”, esse era o meu “oi” para Ele. Chamar Deus de “Você” era o fim da picada, tinha que chamar de Senhor, e pronto e acabou.


Deixe-me falar uma coisa, Deus é mais simples do que você ou eu pensamos. Não é que devamos esquecer qualquer elogio e exaltação ou tratar com desrespeito, o negócio é que precisamos falar com liberdade. Ele é seu Rei, é seu Senhor, mas também é seu Pai, seu Amigo, seu Noivo.


Deus é zeloso, mas não é carrancudo, se ele não gostasse de piada é bem provável que ele não teria inventado o humor e o sorriso. Mas onde é que eu quero chegar com isso, onde isso vai mudar a sua ou a minha vida? Deus é sim um Deus sério, mas seriedade fala muito mais de caráter do que de senso de humor.


Ele não está preocupado seu eu uso uma camisa de botões com gravata e uma calça com vinco bem passadinha, ou uma camiseta, calça jeans, com um Allstar nos pés. O que tiraria o sono de Deus se ele tivesse é ver a gente se preocupando tanto com essas picuinhas, e dando pouco valor para o que realmente importa. Como diria Manning, “Estão tão ocupados coando a mosca que acabam por engolir o camelo.”


Já ouvi dizerem que usar tênis Allstar é coisa de “meninão”, de gente que precisa amadurecer e talz. Vou contar uma coisa, meu pai tem quarenta e tantos anos, e ainda usa Allstar, ele deve ter uns três pares, mas isso nunca o tornou menos homem. E ainda que insistam em qualificar como menino, tudo bem, afinal, é para esse tipo de pessoa que está reservado o reino. Não estou criticando quem veste social ou não, até porque eu visto, e também gosto de me vestir assim. Mas eu visto quando e por que eu quero, quando não, eu simplesmente pego meu boné, minha camiseta e meu tênis velho e pronto. Isso não me faz mais ou menos de Deus.


Olha preste bem atenção, eu não estou aqui pra defender isso ou aquilo, só o que eu estou dizendo que Deus é simples. Não existe uniforme de homem de Deus, até porque o que ele quer é unidade e não uniformidade. Fale com Deus de sua maneira, chame seu Melhor Amigo de “Você” quando for conveniente. Coloque seu terno ou sua calça jeans, ou até os dois se quiser, mas seja livre no que se refere a isso. Conte piadas, de umas boas gargalhadas com Deus, e não se preocupe que ele vai rir com você.

Rafael Vilarins!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi