Moldando as interrupções

"Visitando a universidade de Notre Dame, onde fui professor por alguns anos, encontrei um velho e experiente professor, que passara a maior parte de sua vida ali. E, enquanto passeávamos pelo belo campus, ele disse com certa melancolia em sua voz: “Sabe, ... passei a vida inteira reclamando que meu trabalho era interrompido constantemente, até que descobri que minhas interrupções eram meu trabalho."
                                                                                                Henri Nouwen
             Nossa tendência é ver os eventos da nossa vida como interrupções, grandes ou pequenas, que são capazes de interromper nossos planos, projetos e decisões. Sentimos um protesto interior quando um aluno nos interrompe, quando alguém quer expressar a sua opinião no momento em que você está falando, quando alguém atrapalha determinado projeto, ou quando alguém entra em sua sala e você está fazendo uma leitura importante, ou mais, realizando algo essencial e trabalhoso.  Esses acontecimentos geram em nós, sentimentos de raiva, frustração por ser interrompido por algo aparentemente banal.
              Porém, quero apresentar-lhes algo positivo das interrupções. E se na verdade as interrupções forem oportunidades e desafios de crescimento e amadurecimento?  É importante destacar que as pessoas são mais importantes que as “coisas”, e que geralmente elas irão nos interromper para expressar dúvidas, medos, angústias, frustrações, e cabe a nós aceitarmos sermos interrompidos, ministrar e sermos ministrados. Inúmeras pessoas nos interrompem e são alvos da nossa “cara fechada”, afirmando “Estou ocupado demais para lhe atender.” As interrupções são positivas, elas nos fazem crescer e conhecer o coração humano, ajudando e cuidando das pessoas que estão à nossa volta, e constantemente nos interrompe.
              Quero desafiá-lo a deixar-se ser interrompido e olhar nos olhos daqueles que precisam de nossa atenção e da nossa ajuda. É claro, que a interrupção deve ser avaliada com uma dose de discernimento, por isso, avalie a interrupção, atenda, cuide e pastoreie.
              Segundo Nouwen, nossa vida seria, sem dúvida diferente, com esse olhar sobre as interrupções, pois o destino seria oportunidade, as feridas seriam um aviso, e a paralisia seria um convite para buscar fontes mais profundas de vitalidade.
Parafraseando Henri Nouwen

Sem. Dieicra Samara Oliveira

1 comentários:

  1. Joyce Adeline disse...:

    Ótimo texto, falou muito comigo.
    As interrupções, são oportunidades, e são importantes e tem um propósito!
    lindo isso!

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi