Recusando o chamado


“E o SENHOR lhe respondeu: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Então vai agora, e estarei com a tua boca e te ensinarei o que deves falar.” Êxodo 4. 11-12
Moisés foi um cara que tinha tudo pra dar errado. Justo na época em que ele nasceu, o faraó tinha decidido matar todos os meninos recém-nascidos. Sua mãe conseguiu escondê-lo por um tempo, mas depois teve que colocá-lo em um cesto no rio, para evitar a morte certa. Então, como a mão de Deus estava sobre ele, a filha do faraó encontrou-o e compadeceu-se dele, decidiu adotá-lo e entregou-o, sem saber, à verdadeira mãe do menino, para que o criasse. Mais uma vez vemos o cuidado do Senhor! Moisés cresceu e, quando homem, viu um egípcio agredindo um hebreu e decidiu matar o egípcio (Ex. 2. 11-12). No dia seguinte teve medo por causa de seu pecado e fugiu para Midiã, onde casou-se e viveu com seu sogro.
Foi nessa época que a verdadeira aventura da vida de Moisés começou. Em um dia aparentemente comum, enquanto cuidava do rebanho de seu sogro ele viu uma coisa estranha: uma sarça ardente, que não se consumia! Foi ali onde Deus o chamou e se revelou a ele. Disse que tinha planos de libertação para os israelitas e que os levaria para uma terra que mana leite e mel. Mandou Moisés ir “Para que tires do Egito o meu povo, os israelitas” (Ex. 3.10) É agora que tudo começa a complicar. Tudo estava lindo, prontinho, ele poderia ter ido na hora e dito: “Claro Deus, bora lá!”. Mas aí não se pareceria tanto comigo, e quem sabe, com você também. Apesar de ouvir de Deus planos lindos, – que se você quiser ler está em Êxodo 3: 7- 10, mas eu não vou colocar aqui porque o texto já tá ficando grandinho demais x: – Moisés disse (vamos fazer um mini dialogo aqui, nem tudo está escrito desse jeitinho na Bíblia):
- Quem sou eu? Como falarei com o faraó?
-Eu irei contigo.
- Mas e quando me perguntarem: Qual é o nome desse Deus? O que eu direi?
- Assim responderá: EU SOU me enviou a vós (…) eles atenderão à tua voz (…)
- Mas eles não acreditarão em mim, nem me ouvirão, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.
Então Deus fez dois milagres com Moisés, e garantiu que haveria mais quando ele estivesse com o povo.
- Ah Senhor! Eu tenho muita dificuldade para falar!
A resposta lindíssima de Deus foi o versículo do início do texto. Ainda assim, depois de tudo isso, Moisés disse: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outro que queiras enviar!” Ex. 4.13
Eu não sei como você se sente agora, mas quando eu li tudo isso fiquei indignada! Como assim? O que Moisés tinha na cabeça? Um homem tão abençoado por Deus, Deus estava lá falando com ele, revelando planos lindos onde ele receberia a bênção de ser usado.  Como ele pôde dar tantas desculpas e ainda assim recusar o chamado?!?!?!? Então pensei um pouco mais. E percebi que eu já tive muitos “momentos Moisés”. Quantas vezes não tive a visão limitada e olhei para mim ao invés de olhar para Deus? Para perceber que eu não posso nada, mas Deus é Grande e Ele vai a minha frente, é Ele quem me conduz! Uma vez uma amiga usadíssima por Deus me disse: ‘Clara, confia na confiança que Deus tem em você!’ E é assim mesmo! Quando Deus chama alguém, é porque Ele vai junto! E Ele não nos chama porque nós somos capazes, Ele chama os fracos para envergonhar os fortes! Graças a Deus porque Ele teve misericórdia de Moisés e ainda assim usou-o muito, como conhecemos a história. Mas não tentemos o nosso Deus! Nós temos a oportunidade de aprender com Moisés. Quando Deus chamar, confie! Quando Deus chamar, vá!
Deus abençoe grandemente!
Maria Clara.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi