Como ser Santo? – John Piper



O evangelho é central não somente na conversão, mas também na transformação contínua do crente. Entender o propósito decisivo do evangelho como a revelação da glória de Cristo é a chave bíblica para a santidade do crente. Isto é evidente do contexto de 2 Coríntios 4.4-6, que tem sido tão fundamental à nossa argumentação neste livro. Quatro versículos antes, Paulo constrói o seu ensino da semelhança com Cristo sobre a convicção de que o evangelho revela "a glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (4.4).

Paulo disse em 2 Coríntios 3.18: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito". Observe três coisas:

1)0 caminho para a semelhança com Cristo é contemplar a glória do Senhor. Contemplar é tornar-se. Somos transformados "na... imagem" do Senhor por fixarmos nossa atenção em sua glória. Diante de tudo o que vimos nos versículos seguintes, em 2 Coríntios 4.4-6, não há dúvida a respeito de como contemplamos "a glória do Senhor" e de quem é o Senhor. O Senhor é Cristo, e Ele é a imagem de Deus (4.4). Ou poderíamos dizer: o Senhor é Deus visto na face de Cristo (4.6). E o meio pelo qual contemplamos "a glória do Senhor" é "o evangelho da glória de Cristo". Não oramos para entrarmos em transe. Oramos por graça para meditarmos na plenitude do evangelho de Cristo, crucificado e ressuscitado.

Como se realiza esta transformação à imagem de Cristo? No final do versículo 18, Paulo diz: "Como pelo Senhor, o Espírito". Em palavras diferentes, isso descreve o que já vimos em 2 Coríntios 4.6: "Deus... resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo". Esta é a maneira como o Espírito Santo realiza a sua transformação contínua em nós. Ele não nos transforma de modo direto. Ele nos transforma ao nos capacitar a ver a glória de Cristo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude Missionária © 2011 | Designed by Camila Zaponi